Muitas meninas quando começam a se maquiar se perdem quando o assunto são ''pinceis''. Eu particularmente acho desperdício ter vários pinceis de maquiagem ou até mesmo comprar aqueles kits profissionais enormes, são lindos eu sei, mas existe um certo limite entre ''precisar'' e ''querer'',não é? Vejo blogueiras com penteadeiras lotadas de maquiagens/pinceis e até entendo pois muita coisa é adquirida em parcerias ou até são comprados para testar, mas no meu caso eu acho que essa quantidade de coisas é luxo. E eu até poderia me dar o luxo de ter muitas makes coloridas, batons variados e muitos pinceis se eu realmente usasse.Como falei no post necessaire equipada, eu falei apenas os itens básicos de uma necessaire ou um kit maquiagem, e me baseei no que eu uso, e não quer dizer que tenho pouca maquiagem, pelo contrário tenho muita, mas apenas o necessário.Assim como na maquiagem, com os pinceis não é diferente, gosto de pinceis de qualidade e de marca boa, porém nada além do que eu realmente necessito. Vamos lá conhecer cada um dos pinceis principais:

Base
Existe 4 tipos de pinceis para base, vai de cada um escolher qual se adequa mais ou qual tipo de base usa (pó, liquida...) . São o achatado arredondado, achatado reto, duo fiber , Kabuki e quem prefira passar com esponjas . Porém o mais usado é o primeiro que citei(foto). Ele normalmente é o mais fácil de achar em lojas e talvez mais fácil para iniciantes,além de ser o mais barato. O formato dele proporciona cobertura completa por ser bem firme, por isso é sempre bom tomar cuidado com ele e não se empolgar pois fica bem carregado. Com o exagero de base ou a falta de atenção ''se espalhou bem ou não'', ele pode acumular base nas linhas de expressão. Passe sempre a base com o pincel achatado do centro do rosto para fora ou em X e espalhe bem e em alguns momentos dando batidinhas para não pesar.

pinceis-base

Corretivo
Para corretivo também há variedade,são 2 tipos : achatado arredondado (ele é bem menor do que o de base), precision kabuki (como o kabuki da base, ele tem ponta reta e grosso mas nesse caso é bem menor). Os corretivos é sempre bom passar em todas as partes recomendadas para ficar uma pele com o acabamento perfeito: olheiras, abas do nariz, em volta da boca e no arco da sobrancelha , sempre dando leve batidinhas para não pesar.


pinceis-corretivo


Existe 2 tipos diferentes que são: arredondado,arredondado pontudo. Ambos exige que você escolha um tamanho ideal para seu rosto pois tem aqueles bem grandes mesmo, o mais comum é o primeiro citado. Na hora de aplicar é bom fazer movimentos circulares para espalhar bem,aplique sempre mais onde há mais oleosidade na zona T( testa,nariz, queixo) por exemplo. Para pó, você pode adaptar o duo fiber e o kabuki da base para usar, se feito isso já é uma economia certo?

pinceis-po

Blush e Contorno
Também são apenas 2 tipos: arredondado, chanfrado. O arredondado é o mais comum e que aplica bastante produto, já o chanfrado é ideal para marcar mais as maçãs do rosto e também é usado para contorno, nesse caso vale a pena ter os dois modelos. Para não causar o maior erro do mundo da maquiagem que é o exagero no blush, ao passar o pincel no blush, antes de levar o pincel ao rosto dê um sopro para sair o excesso do produto depositado no pincel, assim evita aquela maçã do rosto muito marcado, o que é feio,procure sempre deixar natural passando nas maçãs do rosto em direção as orelhas ou em movimentos circulares, sempre bem leve para dar apenas um ar de saúde.

pinceis-blush1

Sombra
Para a primeira camada de sombra aplique com o pincel esponja ou cerdas achatadas, seja glitter,sombras que vão dar fundo a próxima aplicação.Eles são bem durinhos para segurar bem os produtos.

pinceis-1a-sombra

Para a segunda camada tem o large shader, eye shading, serve também para esfumar.As cerdas são bem fofinhas e possibilita depositar bastante produto na pálpebra.


pinceis-esfumar

E para delinear e corrigir sobrancelhas o ideal são os pinceis chanfrado e flat definer. Para um delineado em cima da pálpebra com mais precisão, você encontra os mais finos (3 e 4 na foto). Todos aqui servem para delinear tanto pálpebra, corrigir sobrancelha, porém nunca é demais ter o chanfrado e o fino.

pinceis-chanfrados
pinceis-delinear
Fotos: Reprodução


O batom também pode ser passado com um pincel para dar um toque profissional e mais intenso, para esse fim, o pincel é bem fino e bem parecido com os dois últimos citados. Vale lembrar que você pode dispensar todos os pinceis para pele e aplicar tudo com a mão, comprando apenas os pinceis de sombra. Também dá para substituir os pinceis para a pele e usar esponja. O importante é cada uma se adequar com o que se sente melhor. E se você tem pinceis, não esqueça de limpar, certo? Eles também precisam ser higienizados.

Limpe seus pinceis

Em muitas lojas e marcas de maquiagem vende os limpa pinceis que são loções. Para quem quer mais praticidade pode estar lavando com shampoo neutro (johnson's baby da embalagem amarelinha é ótimo) ambos o procedimento de higienização é o mesmo. Passe o produto e esfregue entre os dedos o pincel, tire com água e depois seque com papel toalha ou um lenço umedecido. Deixe secar completamente antes de guarda-los,assim evita proliferação de bactérias. Procure lava-los sempre de 15 em 15 dias.

71 comentários :

  1. Eu tenho todos os pinceis, mas quase não uso.

    Beijos
    Mulher Antenadíssima ♥

    ResponderExcluir
  2. Eu tb concordo contigo, não tenho muitos pincéis e uso todos os que tenho. :D

    Bem legal este guia de pincéis.

    Beijão!

    Piece of My Heart

    ResponderExcluir
  3. Guria, eu tenho um kit de pincéis bem legal e completinho, mas só uso o de blush e o de base - quando uso. Sou bem preguiçosa nisso hahah Beijos, Bruna. http://chanelfakeblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post. Nunca soube a diferença e como usar. rs
    beijos
    apenas-um-vicio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Amei o post de pinceis, to precisando é comprar todos novamente!

    xoxo'

    http://liissamattos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. São tantos que as vezes me confundo, adorei as dicas! bj

    ResponderExcluir
  7. Nunca entendo muito de pincéis, porque não sei me maquiar, mas pelo menos entendo a diferença, mas meu namorado sempre que olha, acha que tanto pincel assim é loucura hahahaha preciso mostrar o post pra ele =p


    Beijos
    Nathália - Fashion Jacket
    www.fashionjacket.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o meu também acha loucura ahahaha e olha que nem tenho muitos pinceis. Ele olha minha penteadeira cheia de maquiagens , shampoos, creme de hidratação de cabelo , cremes e mais cremes para pele do corpo,rosto, estrias,celulite. Ele se assusta hahaha

      Mostra sim!

      Excluir
  8. to necessitada de um jogo completo de pincéis..

    bom fds!
    bjo bjo
    Coisas de Gi

    ResponderExcluir
  9. Amei demais o post, super bem explicado. Sou apaixonada por pinceis <3

    www.cindereladementira.com.br

    ResponderExcluir
  10. O que eu mais uso na vida é o de pó e de blush, o meu de base tá bem abandonado, prefiro mil vezes aplicar com os dedos!


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
  11. Adorei o post, é dificil encontrar posts sobre o assunto em blog , não é mesmo ?
    Mas adorei suas dicas ^^
    Beijos gata <3

    Post novo, vem ver ? http://garotaantenadabr.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olha eu te contar um segredo: comprei um kit de pincéis e veio pincel que nem sei para que serve kkkkkk é tantos que até me perco...e é ótimo encontrar post explicando nos ajuda!!! rsrsrs
    seguindo***

    - Post novo no blog sobre SAPATOS ;)

    Beijoss *-*

    ==> Blog Resenhas da Pâm

    ResponderExcluir
  13. Tudo o que eu sei sobre make aprendi no youtube, aprendo até hoje... excelente post!!!

    Beijos:*

    www.bloghelenacampos.com

    ResponderExcluir
  14. Oiee Nicole,realmente é muito importante conhecer a função de cada um,afinal de contas eles são um material necessário para se fazer uma boa make.Adorei ... Bjão ♥

    http://paulinhaeasmulheres.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Como não sou muito expert, tenho os básicos e já me salvam hahaha :)
    E eu os lavo uma vez por mês com shampoo Johnson baby!

    Beijinhos, Té
    bloglola.com.br

    Ps: meninas, não esqueçam de participar do #SORTEIO de Natal que está no ar!! Duas sortudas levarão para casa prêmios M.A.C, L´oréal, Victoria´s Secret e Aussie, hem :)

    ResponderExcluir
  16. Nicole, não sou nada boa neste assunto... Uso sempre os mais básicos, mas já quebram um galho!!!
    Adorei conhecer mais sobre os danadinhos!!!
    Lavo mensalmente os meus com o shampoo johnson baby amarelinho assim como vc ensinou ;)

    Beijoos

    ResponderExcluir
  17. Oi amada, ameiii a resenha super completa tudo o que precisamos, parabens, eu amo pincel para blush chanfrado, beijinhos....
    Atitude da Beleza| FanPage| Youtube

    ResponderExcluir
  18. Eu concordo com você Nicole, não tem necessidade de ter 1 milhão de pincéis e não usar.
    Eu tenho poucos, mas são suficientes para mim! :)
    Para base uso um igual ao da foto!
    Beijo no bolso!
    Tô Barata, mas tô na moda! | Facebook | Twitter

    ResponderExcluir
  19. Eu tenho vários tipos de pincéis mas confesso que acabo usando sempre os mesmos. Lavo os pincéis uma vez por mês e quase que diariamente uso o higienizador de pincéis para deixá-los limpos para a próxima maquiagem. Gostei do post. Bjks.

    www.blogbelissima.com.br

    ResponderExcluir
  20. Olá!!!, Deus seja contigo, tenha um final de semana abençoado, amiga amei
    os pinceis são maravilhoso SUCESSO AMIGA.
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/
    Canal de youtube: http://www.youtube.com/NekitaReis

    ResponderExcluir
  21. Muito bom esse post, super explicadinho! E lavar os pincéis é essencial, eu não sabia disso, usava, usava e usava mas nunca lavava... nem te conto o que saiu quando lavei a primeira vez kkkkkk'
    Tenha um excelente final de semana!
    Beijinhos ;*

    bycarolinaa.com
    facebok.com/meudiarioescondido

    ResponderExcluir
  22. Os pinceis são fundamentais para uma boa make. Os meus favoritos ainda são da sigma ;)

    Beijos da Nane Balda
    http://meus-sonhos-meus-pesadelos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Amo pincéis estou até precisando comprar alguns!
    Amei sua dica de limpar, porque eu realmente não sabia como limpar, só usava desmaquilante e água mesmo, mas não dava muito resultado, vou tentar com um shampoo neutro.
    Beijos!

    Prioridades Femininas

    ResponderExcluir
  24. Passando aqui pra te desejar um bom final de semana, beijos

    ResponderExcluir
  25. Pra falar a verdade, eu tenho quase todos esses do post, mas só uso um ou dois. u_u Adorei o post, ótimas dicas! >3<

    pimentacommenta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. Pincéis <3 É super útil esse post, porque eu vejo frequentemente muitas gurias se perguntando qual o pincel certo pra cada coisa e acabam se embolando todas. Adorei! E a diquinha do shampoo foi genial!

    http://ladiabolique.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Para base eu prefiro kabuki flat top, ele espalha melhor a base e sem deixar marca.

    PARTICIPE DO MEU SORTEIO: http://www.rockcomluxo.com/p/sorteios.html

    ResponderExcluir
  28. Adorei o post , super explicadinho ♥
    http://sonhando-porai.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. adorei o post, você deu ótimas explicações.
    Estou precisando comprar alguns pinceis.

    Facebook: Teorema de Mary
    Blog: Teorema de Mary

    ResponderExcluir
  30. Adorei o post, ótimas dicas e explicações.
    Quase não uso pinceis, preciso comprar alguns.
    bjs
    anjodecereja.blogspot.com

    ResponderExcluir
  31. Voltei só pra falar que tem post novo no blog, confira!

    www.cindereladementira.com.br

    Tem vídeo de get ready with me no canal, confira! http://www.youtube.com/watch?v=2FHOFlf8siA

    ResponderExcluir
  32. Arrasou no post! conhecer os pinceis é mesmo essencial!

    Beijoos, Ana Carolina.
    http://simplesglamour.blogspot.com
    Instagram/Twiiter: @simplesglamour

    ResponderExcluir
  33. eu tenho o necessário, o básico mesmo... prefiro investir nas makes kkkk

    Bjuuu
    Juliana Medeiros
    https://umabonecamasnaodeporcelana.blogspot.com.br
    https://www.facebook.com/UmaBonecaMasNaoDePorcelana

    ResponderExcluir
  34. Eu tenho todos os pinceis, não consigo ficar sem eles. Beijos.

    Beijos
    Blog | Divulgue seu sorteio | Divulgue seu post no meu blog

    ResponderExcluir
  35. Eu só tenho o básico do básico! k pretendo mudar isso. *Ótimo post. ♥

    >> Visite o Blog <<
    - xoxo –

    ResponderExcluir
  36. Ótimo post! Eu não consigo usar pincel para base de jeito nenhum.Acho que é por falta de costume mesmo, mas não consigo. :(

    http://www.nahboa.com/

    ResponderExcluir
  37. Só uso blush então nem fico perdida, se tivesse que usar todos os produtos que usam pincel nem saberia por onde começar
    beijos

    ResponderExcluir
  38. Ainda não conhecia a finalidade de todos os pincéis, muito bom o post!
    Tudo muito bem explicado!!
    .. Adorei também o blog, é lindo, e os conteúdos são excelentes!
    Estou te seguindo e te convido pra visitar o meu blog!
    Beijos e até mais

    http://entreasppas1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  39. Amei o post! Sou péssima pra essas coisas! rs

    beeeijos,
    http://www.misssainha.com/

    ResponderExcluir
  40. Amei o post, me ajudou pra conhecer um pouco mais sobre pinceis!

    http://www.ttoquedeglamour.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  41. Muito bom esse post porque tem muita gente que não sabe quais pinceis usar...

    Beijos,
    Amanda.
    www.aloamiga.com.br

    ResponderExcluir
  42. Eu tenho muitos pinceis de pó, mais nao tenho de base, kkk
    q blog lindo adorei , bjs
    fabianamends.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  43. Bela postagem!
    ◕‿◕
    pinkbjs
    http://pinkbelezura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  44. Super concordo contigo, Ni!

    Realmente, é preciso pensar no que é necessário.
    Ótimo post, me tirou várias dúvidas... são tantos pincéis que as vezes fico até perdida!

    Beeeeijinhos <3
    Blog EU AMO VERÃO | Canal no Youtube | FACEBOOK

    ResponderExcluir
  45. Adorei o post, às vezes eu compro tanto pincel e quando vejo é tudo igual -.-

    ResponderExcluir
  46. Oi lindona !
    Sabendo para que serve cada pincel tudo fica mais fácil né, amei a postagem.
    Aguardo a sua visita no meu cantinho.
    Meu Blog: ➥ Plantão da Beleza
    Minha Lojinha ➥ Lojinha Blog Chic

    BeijosssssssssSimara Pink ♥♡♥♡♥♡♥♡♥♡♥♡

    ResponderExcluir
  47. Eu sou doida para testar os pinceis da NYX!
    Adoro essa marca :)

    Beijokas
    http://www.arafaelasantos.com.br/2013/11/sorteio-kit-de-natal-nacional.html#.UpM-EcQ_sZM

    ResponderExcluir
  48. eh super necessario saber de pinceis msm! eu aprendi com uma amiga minha que entende tudo disso! eh mt complicado, tem mt detalhe, e posts assim sempre ajudam!
    bjs

    Sachê e Bombom

    ResponderExcluir
  49. Eu adoro, tenho um viciozinho por pinceis rs
    sempre compro mais
    kisses

    ResponderExcluir
  50. Graças a meu maridón, hoje eu tenho um kit de pinceis que me atende super bem!
    Esse tipo de post é essencial, pois saber pra que serve cada um é mega importante para uma make perfeita ;)

    Bjinhos ;*
    Pâm

    ResponderExcluir
  51. Muito bom o post, e dá para ter uma noção super boa mesmo. Hoje eu tenho vários pincéis, de kit e avulsos mesmo, e vou precisar comprar mais sempre. Beijão

    www.maquiagemnagaveta.com

    ResponderExcluir
  52. Amo pinceis *-*

    Beijs
    MakeEssence.blogspot.com

    ResponderExcluir
  53. Dependendo da cobertura que quero uso ou o duo fiber, ou o pincel pra base comum, ou se quero cobertura máxima, a esponja com leves batidinhas pra espalhar sem tirar o corretivo que foi por baixo! Pó sempre uso kabuki, raramente uso esponja!

    My Holy Place Blog | Facebook | Comunidade no Google+

    ResponderExcluir
  54. Que post completíssimo! Recheado de dicas ótimas!
    Adorei! Sou viciada em pincéis! tenho várioooos hahaha e sempre quero mais!
    beijos :*

    www.maquiandocombiaanjos.com.br

    ResponderExcluir
  55. Pense numa coisa que vicia uma mulher rs, e a gente sempre acha que precisa de mais um!
    Lindos post super explicado, muito bom!

    Beijos
    http://petalasmaquiadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  56. Amo quando o post é sobre pinceis, e amei as dicas.

    BLOG: http://tudodiferentecomsamaralima.blogspot.com.br/
    Instagram: @samaralima_03
    Twitter: @SamaraL33

    Big beijos, *-*

    ResponderExcluir
  57. Também só tenho os pincéis básicos para uma maquiagem.
    Um que gosto muito é o "vassourinha", acho ele super útil.
    Amei a dica de limpeza dos pincéis eu lavo dessa maneira também.
    Amei a postagem.
    Beijinhos
    www.llaranjas.com.br

    ResponderExcluir
  58. Nossa muito boa explicação, eu não entendo quase nada de pincel.
    Bjo Meu Mundo Em Transição

    ResponderExcluir
  59. eu acho aquele kabuki pra pó tão pratico, no dia a dia acabo usando mais que o outro de cabo longo, você explica direitinho! Beijos
    bringmeblush.blogspot.com

    ResponderExcluir
  60. Alguns eu realmente não sabia para que servia,rsrs

    cherrycharming2.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  61. super legal o post!! Tudo bem explicadinhoooo!! ;)

    Passando para desejar um ótimo dia!
    Liz<3
    The Red Lil' Shoes Blog
    http://theredlilshoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  62. Sinto amor verdadeiro pelo Kabuki, viu <3

    E esses chanfrados são uma mão na roda pra delineador em gel =D

    Boas dicas, Nicole!

    Bjs

    ResponderExcluir
  63. Eu amo pinceis *--------*
    Sou doida para ter todos da Sigma! Mas enquanto não fabrica no Brasil, eu espero ahuhauhau
    To usando os da Macrilan e gosto mto!!!
    Super beijos!
    Blog Quase GêmeasFan PageTwitterYoutubeInsta

    ResponderExcluir
  64. Amei o post, assim ficou bem mais fácil usar pincéis, só falta eu ter! rsrsrss !
    Beijos da Cássia :*
    Fique com Deus!
    www.nosolhosdequemviu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  65. Confesso que não tenho paciência de usar pinceis, vou tudo nos dedos (oi). Mas estou louca pra comprar um kit completo que ai vou tentar usa-los mesmo.

    xoxo, Thaaay
    Chovendo Algodão Doce

    ResponderExcluir
  66. Pra mim os pinceis é um item ideal em uma boa maquiagem,
    eu sou a louca dos pinceis, nem sei alar quantos eu tenho porque não contei.
    kkkk
    Adorei o post.
    beijinhos flor!
    http://www.bymivian.com/

    ResponderExcluir
  67. Oi Nicole, adorei o seu post porque eu não saco nada de pincéis. Assim ele meajudou muito.
    beijos
    Chris
    Inventando com a Mamãe

    ResponderExcluir
  68. Encurte seus links com http://pick.sx/

    ResponderExcluir