Para quem tem dúvidas antes de começar qualquer curso de moda (técnico, curso livre ou graduação), eu irei esclarecer algumas questões de meu conhecimento. Espero poder ajudar quem gosta de moda e que ainda não decidiu qual segmento dentro da moda quer atuar.

Estabeleça uma meta profissional

Eu pretendo ter minha própria marca de roupas e a princípio pretendo eu mesma desenhar e fazer a peça de roupa uma a uma, de fato preciso inicialmente ter reconhecimento no mercado para depois pensar em liderar funcionários, certo? Portanto, será um projeto de peças em pouquíssimo estoque,uma ou duas de cada tamanho, será uma boutique. E todo o processo de criação será feito por mim, desde aos croquis, modelagem,corte e costura.

Depois de pegar experiência no mercado virtual, posso pensar em ter a loja física, e se tudo der certo manterei a loja tanto física quanto virtual. Tenho essa ideia em mente desde o início da minha adolescência e cada dia estou mais próxima desse sonho, mas é claro para tudo e qualquer profissão exige estudo e foco. Antes de pensar em qualquer curso pense o que você quer fazer depois que terminar determinado curso, conheço quem faz publicidade e não sabe nem o que vai fazer depois que terminar, então não faça faculdade apenas para ter o diploma, faça porque gosta e porque tem uma meta profissional e tendo uma meta, os próximos passos profissionais serão mais fáceis.

Qual área seguir?
Se você está pensando em se formar em moda, tem que descobrir qual área quer seguir e ter em mente de que moda é uma área muito extensa e ao contrário do que muitos pensam, a moda não é futilidade,está certo? Tem que saber definir bem isso e não confundir , pois as vezes o que você gosta não é a profissão em si, e acaba sendo somente a vontade de estar antenada e a fazer compras. Você terá que descobrir o que gosta e se dedicar mais para essa parte, por exemplo, o meu forte é desenho por isso escolhi primeiro fazer um técnico na área de design de moda,então o corte e costura e também a modelagem pretendo me especializar sim porém o que gosto mesmo é criar. Mas a moda não oferece profissões somente de criação como é o meu seguimento, e sim também o produtor de moda , o personal stylist, o empresário da moda,gestão em moda e etc. Pesquise muito antes e tenha certeza do que quer.

Preciso ter muitos cursos?
Só depende de você, se você se satisfez apenas com um único curso e só quer fazer mais a faculdade e pronto,ótimo. Porém sempre resta uma dúvida, fica faltando um pouco mais de conhecimento. E claro para qualquer profissão há a necessidade de muito conhecimento...e moda,muito mais. Vale ler bastante revistas, livros, fazer cursos extras, seja um cursinho rápido de conhecimento ou um técnico. E muita mas muita dedicação, se sua parte for de criação, necessita estar treinando desenho a todo tempo, a costura, a modelagem e buscando sempre melhorar. Minha professora do técnico fez em torno de uns oito cursos antes da graduação, parece mentira mas é, a todo tempo ela estava buscando conhecimento antes da faculdade, até que se formou e hoje dá aulas somente de desenho.

Preciso de graduação?
Moda não precisa de graduação porém é importante, entende a diferença? Lá no início quando eu falei sobre a meta profissional,a mesma irá influenciar essa etapa de decisão também. Se você pretende trabalhar em alguma empresa, ser empregado de alguém, em uma editora e etc, você certamente precisará se formar em uma graduação seja bacharelado(de cinco a oito anos),licenciatura (de três a quatro anos) ou tecnológico(dois anos), mas no caso de ter sua própria marca você pode adiar um pouquinho a graduação e ir fazendo cursos. Como no meu caso, eu quero ter minha própria marca, então nesse caso é uma escolha fazer graduação e não uma necessidade. Por isso dei início primeiro ao um curso técnico voltado para o desenho de moda, estou pensando em fazer junto um curso de corte e costura para ter mais informações sobre o assunto, e também penso em fazer o técnico de modelagem.

No final terei três diplomas nas três formações que necessito para abrir meu próprio negócio, a partir daí eu já posso dar início a minha empresa e patentear minha marca, e eu verei com calma se eu ainda necessitarei de faculdade. Pois a faculdade é algo mais frio, os cursos tem a vantagem de ter atenção individual é importante se preparar também antes da faculdade ou se você tiver tempo fazer junto com a faculdade um curso extra. Como eu já terei uma bagagem antes da faculdade, penso em fazer a faculdade depois de já ter minha empresa.

E o investimento?
Você irá encontrar todo tipo de curso e de preços variados. Para quem quer apenas um cursinho de curto prazo irá encontrar sim pode até ser completo mas com uma carga horária mais pesada e depende somente de você acompanha, nem sempre são baratos. Cursos de um tempo maior como em torno de um ano ou um ano e meio,tem os cursos livres como também vários outros que oferecem o curso profissionalizante, e o investimento é um pouco mais alto. Agora técnico duram dois anos e o investimento é alto porém inferior a de uma faculdade. Hoje em dia tem faculdade que tem a mesma duração que um técnico, que é a graduação tecnológica, vai de acordo com sua necessidade e tempo disponível. Mas pesquise bem antes de fazer, pesquise escolas, faculdades,veja o valor e claro se a escola é reconhecida.

Também não esqueça que fazer moda não é apenas pagar a mensalidade, numa faculdade por exemplo cada professor te dá uma lista de material. Se você escolheu uma faculdade de artes que óbvio é especializada somente a isso , se prepare para gastar muito pois a lista de material é extensa e produtos bem especiais(leia-se caros), portanto se não tem muito o que investir precisa uma universidade mais barata, lembre-se quem faz a faculdade é o aluno, não interessa o preço baixo e dizerem que é ruim por isso, cada um deve se dedicar por si só , toda faculdade dá o apoio mas os seus rendimentos dependem de você. Em curso como o meu, eu gastei bastante com o material necessário para desenho, e mesmo o meu material sendo mais simples, como lápis de poucas cores e dentre outros que o preço cabia em meu bolso, e mesmo assim eu tive que comprar linha profissional, ou seja caros também mas não tanto quanto uma linha de produtos profissionais importados como uma faculdade de artes pede.Tenha em mente e se organize, que você irá gastar com mensalidade e também com muito mas muito material., não se afobe e queira tudo do mais top agora, tudo vem com o tempo.

Foto:Reprodução

Tentei resumir ao máximo as dúvidas que toda iniciante tem,ainda sim, se aparecer algumas dúvidas novas irei fazer um novo post. Acompanhe os próximos posts que estarão recheados de informações. ok?

0 comentários :

Postar um comentário