Com a ideia de transformar as mulheres em sexy symbol, no fim do século 19 dentro do cenário do teatro e dança burlesca era utilizados nos cartazes de divulgações mulheres sinuosas , afim de chamar atenção para determinado espetáculo, essas mulheres que se expunham na época da art nouveau eram as Cheesecake Girls. Ainda sim, é difícil definir uma origem para essa prática, porém na revista "Gibson Girl" ainda no final do século 19  do autor Charles Dana Gibson, pode se perceber as características do gênero sensual.



Mas a popularização das revistas, posters sensuais foi nas décadas 30 a 50. Que agora eram chamadas de Pin-up. Era um termo usado para modelos (as vezes atrizes) da década, cujo posavam para posters  que tinham um leve erotismo, eram trabalhos artísticos frequentemente representando versões idealizadas do que alguns imaginavam ser a representação de uma mulher particularmente atraente. O termo pin-up significa "pendurar,afixar". O porque desse termo? Pois soldados norte-americanos da Segunda Guerra Mundial(1939-1945) tinham o hábito de colocar posters de ilustrações de mulheres da época em poses sensuais em seus armários e dormitórios, com o intuito de se acalmar e dar esperanças aos que estavam em batalha, as mais famosas entre os soldados eram Marylin Monroe e Rita Hayworth.

Erotismo porém bem ''comportado'' em comparação aos dias de hoje, pois as modelos posavam para fotos sensuais e muitas das vezes em cenas do cotidiano, sempre com expressões ingênuas disfarçando o toque de malícia , pois existia um certo limite a se respeitar, era vetado qualquer tipo de prática de pornografia explícita.

Inclusive, as mulheres veneradas nesse período faziam parte do padrão de beleza da época que era seios levemente grandes, cintura fina e coxas grossas, as roupas eram tendências da década de 50, cintura marcada, exposição discreta do colo. As cores na maioria das vezes azul marinho, vermelho e branco remetendo ao náutico, também vestidos rodados,óculos gatinho, meia 7/8, acessórios na cabeça  e sapato boneca. Lingeries que são as peças principais para uma pin-up pois carregam um toque ousado porém na medida, como sutiã meia taça, corset, cinta-liga, calcinha de cintura alta incrementadas por rendas, laços,babados e transparências. A maquiagem sempre com pele uniforme, sobrancelhas marcadas, delineador gatinho e batom vermelho (maquiagem clássica).


Os artistas mais famosos que retratavam as belas moças aos posters, eram Gil Elvgren que era ou é um dos mais importantes que começou sua carreira na década de 30, Alberto Vargas começou desde 1916 e nos anos 1940 começou a fazer trabalhos para grandes nomes como Playboy e Squire produzindo calendários. Como também George Petty e Art Frahm.

Fotos: Reprodução.

As obras desses artistas que inspiraram as mulheres da época e inspiram as mulheres até hoje que são adeptas ao vintage, além do estilo das roupas e maquiagem, nos inspiramos até na sensualidade na medida.


0 comentários :

Postar um comentário