Foto:Reprodução.

Para quem está começando a costurar e sabe pouco sobre esse mundo, já adianto que são muitas coisas que se deve aprender, principalmente para quem pretende costurar para vender. São diversos tipos de tecidos, padronagens, linhas, cada item da máquina tem um nome, agulhas e etc. Se engana quem acha que é fácil e prático como antigamente, hoje temos uma gama de itens variados e itens modernos que facilitam  a vida muito mais que antigamente,mas as vezes difícil de encontrar. E outro ponto a ressaltar é que antigamente as mulheres já aprendiam a costurar em casa com avós, mães, tias, era uma prática comum em décadas passadas, que ao longo dos anos foi se perdendo e posso afirmar que determinados lugares é extremamente difícil encontrar cursos ou locais que valorizem esse mundo. Claro...que tem, digo que se perdeu o costume de passar os conhecimentos de geração por geração da família, sendo assim, muitas meninas que querem entrar no mundo da moda necessitam aprender desde o inicio, ou para quem quer costurar como hobbie mesmo.

Vou contar cada tipo de agulhas comuns. Em uma próxima oportunidade, deixo explicadinho sobre agulhas de máquina ok? Vamos lá:

• Agulha de ponta normal: possuem ponta mais afiada e buraco para linha bem arredondado, e são indicadas para quase todos os tipos de costura.
• Agulha de acolchoar: agulha de tamanho mais curto, e que possui o buraco da linha pequeno e redondinho. Ela é utilizada para costuras rápidas e de mais precisão, como os pequenos pontos e as costuras finas.
• Agulha de ponta redonda: são agulhas com a ponta arredondada, e que são indicadas para costura de peças de tricô ou crochê.
• Agulha de bordar: semelhantes as agulhas de ponta normal, porém, com o buraco de encaixe para linha mais longo, e que serve para uso de mais de um fio ao mesmo tempo.
• Agulha para contas: uma agulha longa e fina, que é utilizada para costurar miçangas, contas, pérolas, etc.
• Agulha para lã: uma agulha mais grossa, com buraco grande e alongado, e de ponta afiada. É utilizada para bordados mais grossos.
• Agulha de tapeçaria: agulha grossa, com buraco longo e ponta arredondada. Indicada para trabalhar com tecidos grossos, como lonas, cânhamo, linhão, etc.
• Agulha curvada: uma agulha grossa, longa e curva. É utilizada em tapeçarias, costuras grossas e para locais onde a agulha reta não entra direito.

É importante saber também o tamanho certo para cada tecido, usando o tamanho e agulha certa, não há problemas e não acontecerá imprevistos desagradáveis na hora da costura. 

0 comentários :

Postar um comentário