O fotógrafo Arthur Schatz da revista LIFE, visitou em 1969 uma escola de Beverly Hills(Califórnia) e eternizou através de suas lentes, o estilo das garotas do ensino médio. Época em que a transformação cultural foi uma força irresistível, desde política a moda. Especificamente nesse ano começara o surgimento da influência indígena americana que permaneceu durante quase toda a década de 70.

Porém a explosão cultural na década de 60 era tamanha que as referências do estilo MOD vindo de Londres que era a sensação no inicio da década, se misturavam  com influências características dos americanos que passaria a ser as tendências do final da década. As calças boca de sino, coletes de franja, veludo e etc; as escolhas dos jovens americanos da época eram tão variadas e sempre em constante evolução como o mundo ao seu redor. A juventude da América não só estava encharcada em estímulos visuais e auditivos, mas tinha re-imaginado praticamente tudo na forma de alfaiataria auto-expressão. Sendo assim, era uma década liberta em que todos ali se expressavam livremente através de suas combinações.



Fotos: Reprodução.

O que pude observar, é que com o passar dos anos os padrões de beleza e estilo foram empobrecendo, digo com relação cultural e com influências da atualidade. Acredito que talvez eu tenha paixão pelas décadas passadas pela grande força cultural e expressiva que continham, mesmo com toda a opressão. E hoje com toda liberdade(demasiada) em que vivemos, tanto a expressividade e as influências culturais estão sendo exilados, ou melhor, virando raridade. Sei que toda cultura é válida, porém hoje a cultura popular é muito pobre de valores tanto musical, como influência de estilo, comportamento e etc. É só dar uma olhada na diferença que é uma escola de ensino médio na atualidade.


55 comentários :

  1. que post mais incrivel!!! AMO moda vintage e ver essas peças usadas na escola e tal, mt bacana msm!

    www.tofucolorido.blogspot.com
    insta: liviaalli

    ResponderExcluir
  2. Eu estive lá...kkk
    Amei minha mocidade.
    Ótima semana para vc!
    Obrigada pela visita
    Beijos Coloridos!♥♥♥

    ResponderExcluir
  3. Muito legais as fotos, amei ver as calças boca de sino e os vestido trapézio! :)

    Tem sorteio no meu blog, participe!

    Beijão!

    Piece of My Heart

    ResponderExcluir
  4. Nossa, que post sensacional!! Concordo totalmente com o que você falou no último paragrafo: a cultura dessa década tem se tornado cada vez mais pobre... Como eu queria ter vivido nos anos 60, 70!
    As fotos estão lindas!

    Beijo
    http://lelouie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu deveria ter nascido aí! rs

    Olha, na loja eles aceitam paypal e cartão internacional se tiver apenas =)

    Um beijo
    Yasmin

    ResponderExcluir
  6. Adorooo história da moda!! Amei o post!

    https://www.facebook.com/ideiasdeartista
    www.bihramos.com

    ResponderExcluir
  7. Imagina a gente indo pra escola assim nos dias atuais? hahaha
    É engraçado imaginar, mas as roupas são lindas.

    www.tekatecla.com

    ResponderExcluir
  8. Tem muito coisas que pegaram pra criar o estilo atuais acho que este ano foi importante pra os dias de hoje !
    Obrigada pela sua visita / Blog Maluco

    BLOG: http://b-maluco.blogspot.com.br/

    INSTAGRAM: http://instagram.com/blog_maluco
    OU @blog_maluco

    ResponderExcluir
  9. Ai como eu queria ter nascido nessa época!

    beeeijos,
    Miss Sainha

    ResponderExcluir
  10. Oi Nicole,
    acho que você tem razão...nossa juventude quer mais aparecer em redes sociais do que esxistir de verdade..
    não vejo marcas como estas no momento atual.

    Acho lindo esses registros, demonstram a força cultural da época, como você mesma disse.
    gostei.

    :**

    ResponderExcluir
  11. São muito bonitas as fotos. Gosto de tudo da época passada . Ótima semana.

    Beijos
    www.heyealaysa.com

    ResponderExcluir
  12. Adorei a publicação, muito bonita.. hoje em dia a moda as veses nos da pena mesmo, nada de inovador, nada é cultural, e tudo é liberado, o povo acha tudo lindo e normal.. e no Brasil mesmo, tem gente pobre de espirito, de estilo e boas maneiras.. tudo mudou e muito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falou tudo Andreza!

      Grande beijo e volte sempre.

      Excluir
  13. Nossa...ameie ste post! Melhores looks...melhor época...eu definitivamente nasci na éloca errada! Hauahau
    :)

    Blog lindo, vizinha de cidade hehe

    Beijos beijos
    www.blogdacamila.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Errata:
      "Este post"
      "Época errada"
      Hehe é tudo culpa do corretor do ipad hauahau

      Excluir
  14. Adorei o post e amo estas imagens antigas!

    Beijos, Jell & Marcelo
    www.urbanoeretro.com.br

    ResponderExcluir
  15. Ni! Assim como vc diz no seu perfil, tb acho que nasci no pais errado (as vezes..) e época errada, rs, coisas e valores foram perdidos né?! =\
    Mas se tratando do seu post, adorei reviver esses looks ai! Fantástico!
    Bjs
    thaiscavalcantemodaebeleza.blogspot.com.b

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Thais, acho que eu seria mais feliz se tivesse vivido na década de 50 ou 60. Talvez eu teria vivenciado o auge da moda e cultura que para mim seria maravilhoso pois estudo moda, e quem sabe teria conhecido grandes valores como amor verdadeiro, lealdade e até fidelidade, valores que arrisco em dizer que estão perdidos, a não ser que seja por um parente próximo. E apesar de amar o Brasil com toda minha força eu ainda sim gostaria de ter nascido em Paris. Contudo, eu sou completamente frustrada com os valores que citei e inclusive com o Brasil por ser tão rico e tão pobre ao mesmo tempo.

      Grande beijo. Obrigada pela visita, volte sempre.

      Excluir
  16. Caramba ! Q show essas fotos !! :)

    Adoreeei !

    Bjo e boa terça amôura !

    | O Blog Que Não é Blog |

    ResponderExcluir
  17. Bom Dia Nicole, como vai?
    Adorei o novo design do seu blog, ficou mais clean. E aí quando vai gravar a vintage tag?
    Seu post foi super especial para mim , pois amo a década 70, aquele clima flower power os hippies, as músicas e as roupas. Parabéns!
    Beijokas, Cris do Mix da Cris Retrô
    http://www.mixdacrisretro.com

    ResponderExcluir
  18. amei seu blog,e o post.
    convido você e suas leitoras para conhecer o meu blog.
    blogdasgarotasdamoda.blogspot.com
    instagram: blogdasgarotasdamoda
    sigam meu blog.

    ResponderExcluir
  19. Eu já vi essas fotos em algum lugar... Acho elas incríveis, quero guardar elas pra mim <3

    www.perspectivacriativa.com

    ResponderExcluir
  20. Adorei o post é muito informativo, eu também tenho curiosidade por história e pelo comportamento da sociedade em épocas passadas, devo dizer que não é a minha época preferido do séc 20 mas achei mesmo muito interessante.

    MORNING DREAMS

    Sofia Silva

    Beijos*

    ResponderExcluir
  21. Oi Nicole,

    Nossa, adorei as fotinhas! *-*
    Gostei muito do look da professora apontando para o mapa múndi e a loirinha com macacão jeans e chapéu laranja.

    Beijo e uma excelente terça!
    www.euvouderimel.com

    ResponderExcluir
  22. Adoreiii esse post!
    Realmente parece que a moda antigamente era mais genuína, mais cheia de conteúdo e de referências culturais né?!
    As pessoas se vestiam mais "livremente" e o resultado sem dúvidas era muito mais interessante. Tanto que vira e mexe a gente volta lá atrás pra pegar uma nova tendência.

    bjs

    www.2betrend.com.br

    ResponderExcluir
  23. Que post interessante
    E como vc escreve bem
    Ta de parabens
    Xero
    http://michelineramalho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Oi, Nicole!
    Observando as fotos a gente percebe como a moda é cíclica.
    big beijos

    ResponderExcluir
  25. Nem pensava em existir nessa epoca hahah.
    Blog: http://adolescentesescritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Amei o blog, e nem sabia que já seguia kkk. Amei muito esse post. É tão legal achar uma pessoa que gosta desse estilo de 69. Amei.
    Beijocas

    Visite: www.gemices.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  27. mas que estilo essas pessoas tinham :o. tao diferente né.
    Obrigado pela sua visita lá no blog *-*
    Beijos
    Ei, Julia !

    ResponderExcluir
  28. Amei esse post, cada foto legal! Concordo plenamente com você que os padrões de beleza e estilo foram empobrecendo!

    brazilianvogue.com.br
    Instagram/Twitter: @ferbiajoti

    ResponderExcluir
  29. Oi minha linda
    nossa que post gostoso de ler
    amei as fotos
    bjss

    Batom&Blush |http://marilisdasilvadutra.blogspot.com.br/|

    ResponderExcluir
  30. Eu sou totalmente apaixonada pelas décadas de 50 e 60 ao que se diz de moda e cultura. E também acho que estamos perdendo um pouco de identidade nesse quesito. Mas acho legal que algumas pessoas procuram recuperar esses valores dessas épocas e modernizá-los de forma criativa, seja em designs, moda, decoração ou até mesmo em atitudes.
    BTW, ótimo post e amei seu blog.

    Beijinhos, Um Blog Qualquer

    ResponderExcluir
  31. Hahaha eu também acho que nasci na época errada (em muitos sentidos), olho pra essas fotos e me dá vontade de estar lá - duvido que nessa época alguém zoasse outra pessoa porque ela não tem o tênis super caro da moda, e assim vai.

    Beijos!

    Beleza Mista

    ResponderExcluir
  32. Que demais, adorei essas fotos! E é engraçado que alguns dos looks são usados hoje, isso só mostra que as coisas vem e vão! rs
    Há algum tempo atrás a gente acharia extremamente brega algumas coisas, e hoje, já não achamos mais rs
    E parece também que o ambiente em si era muito mais legal naquela época do que agora!
    Beijo no bolso! ♡
    Tô Barata, mas tô na moda! | Facebook | Twitter

    ResponderExcluir
  33. Meu deus, como as coisas mudam rápidoo !
    Haha

    Seguindo seu cantinho ♥ Ameii o Blog!

    Beijinhos ;*

    Aguardo sua visitinha<3

    http://francielebazan.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  34. Esqueci de falar, sobre a sua pergunta no blog a respeito da base da Mary Kay: eu nunca testei a matte, só a luminosa, e gosto bastante do efeito que ela dá! A pele fica viçosa, com cara de pele boa, sem estar iluminada demais, sabe? Acho que a de efeito matte é só indicada pra quem tem a pele bem oleosa - se esse for o seu caso, era bom continuar com a matte mesmo -, eu tenho a pele mista, achei que ela funcionou bem, o efeito é bem bonito! Se trocar e gostar, me conta ;)

    Beijos!

    Beleza Mista

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sempre usei a matte, mas acho que vou comprar a luminosa pra testar. Porém minha pele é oleosa, acho que é bom eu usar essa luminosa só quando tiver frio. Talvez seja melhor por não transpirar. Te conto depois!

      Excluir
  35. Que tempo bom esse né, tudo tão divertido e com formas e cores, hoje em dia é tudo tão básico que nem tem graça, eu adoro as roupas do começo dos anos 70 para 80 é tudo tão animado.
    Beijos linda
    http://www.andressalara.com/

    ResponderExcluir
  36. Tem algumas pessoas que até hoje, na minha visão de moda, fazem sentido e eu usaria. Uma coisa notável é: todo mundo diferente. Hoje em dia as meninas são, em sua maioria, robozinhas, entende? Na época de cropped, usaram. Do coturno, estão usando. Eu tento pegar as coisas atuais e encaixar no meu estilo, não pegar o meu estilo e encaixar na moda.

    thesoledade.com

    ResponderExcluir
  37. Eu amei o post, o estilo naquela época é bem interessante, por incrível que pareça eu gosto mais dessas coisas antigas do que a moda na atualidade.
    Bitoquinhas,
    Blog - Facebook, viste-nos e curta.!

    ResponderExcluir
  38. Adorei o post!

    Roupas muito estilosas, amei!

    Bjus!

    http://desejosdeumafashionista.com/

    ResponderExcluir
  39. Minha irmã me mostrou esta reportagem! nossa, achei O máximo :D

    Muito obrigada por comentar no meu blog!
    Sempre que atualizar me deixe um recado no meu blog! Vamos estar sempre em contato?
    Me segue nessas redes sociais e me manda uma mensagem por lá que te sigo e todas elas:
    Instagram: @re_becah

    Canal do YT: youtube.com/blogdareh

    Fanpage: facebook.com/blogdareh

    Beeeijooos da Reh,

    www.blogdareh.com.br

    ResponderExcluir
  40. Eu tinha visto essas fotos em algum lugar por ai.. O interessante é ver como algumas coisas daquele tempo voltaram a moda. É como uma reciclagem de tendencias!
    Muito bom!

    O Outro Lado da Raposa/Facebook
    Twitter

    ResponderExcluir
  41. Definitivamente eu nasci na época errada.... Ia adorar poder ir na escola assim e ser fashionista. ;)

    Xerim :)
    http://www.trilouca.com/
    Fan Page Blog Trilouca

    ResponderExcluir
  42. Sim empobreceram mesmo. Eu vejo pelas fotos da minha na adolescência e as mulheres eram mais femininas, elegantes e se cuidavam. Hoje é tanta gente jovem largada que só Jesus na causa hahahahaha!!!!
    Beijinhos, Té
    www.boglola.com.br

    ResponderExcluir
  43. thank you very much for visiting me, would you like to follow each other? ;)
    www.charmeusee.blogspot.com

    ResponderExcluir
  44. Oi Nicole! Em primeiro lugar, adorei as fotos, acho que esse fotógrafo não imaginaria fazer tanto sucesso hoje haha
    Eu sou muito apegada ao antigo, qualquer algo do passado me encanta.
    Não acho que empobrecemos, acho que isso tudo é uma evolução. Assim como já passamos por várias, a moda sempre deixa algo e aos poucos vemos os itens do passado no presente.
    Acho que também, a moda tem muito a ver com o julgamento das pessoas. Naquela época, todo mundo se vestia com o mesmo estilo e eram considerados legais. Hoje, se a gente se veste parecido, ironizam a nossa escolha nos chamando de "modinha".
    Mas é óbvio que eu acho essa época maravilhosa, e queria ter nascido nela! Mas acredito que tudo faz parte de uma evolução. O comprimento das roupas, o estilo de apresentação delas, tudo pra mim é válido. Cada pessoa tem uma maneira de demonstrar seu estilo,
    Ps: gostaria muito de ter sido uma princesa em 1600 e usar aqueles vestidos lindos huahuaha

    Obrigada por visitar o nosso blog, grande beijo ♥
    Garotas Comuns

    ResponderExcluir
  45. Que demais! Acho que eu gostaria muito de ter vivido nesta época, gosto do estilo rs
    Beijos | www.doseujeito.tk

    ResponderExcluir
  46. Que legal
    amei o look da professora!
    genial o seu post

    bjs

    ResponderExcluir
  47. Prefiro os padrões de agora.
    Nossa antes era cada uma...
    Acho que aprendemos a gostar do que vemos.
    Beijinhos da Jana
    Jana Nogueira| FanPage| Instagram| Youtube

    ResponderExcluir
  48. Realmente é muuuito diferente. Na minha faculdade agora só tem as cocota que mesmo com um frio do caramba, está de saia mini. Sinceremante, mesmo achando estranho os looks da época, eu preferia antigamente kkk

    Beijoos, Ana Carolina
    simplesglamour.blogspot.com
    Instagram e Twitter: @simplesglamour

    ResponderExcluir
  49. que incriveeeeel!!!
    ameeeeei ver essas fotos!!
    é incrivel ver como a moda vai e volta :)

    http://www.tastemycloset.com/

    ResponderExcluir
  50. Que post mais legal!! Se eu fosse dessa época eu iria me acabar no estilo "riponga", amo esse estilo. Show!!
    http://brunavogue.blogspot.com.br/?zx=fad660436cc3ec0a
    FanPage https://www.facebook.com/Brunasvogue?fref=ts

    ResponderExcluir
  51. Que post legal, eu amei
    As fotos os looks tudo tão perfeito *-----*

    http://coisitasfeminass.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir