Norman Jerry Collins(1911-1973), ou simplesmente Sailor Jerry, é o pai do estilo de tatuagem Old School. Sua história começa quando se alistou como voluntário na marinha americana em 1919, sua grande paixão. Um tempo depois, em suas viagens adquiriu o prêmio de uma exposição dedicada à arte no Sudeste Asiático, logo abriu seu primeiro studio de tatuagem em Chinatown de Honolulu.

Além de ter sido o pioneiro no mercado, ele mal sabia que seria lembrado até os dias de hoje e entraria para a história pela sua criatividade inenarrável. Na época de seu auge, aumentou sua possibilidades de cores, uma novidade naquele tempo. Contudo, desenvolveu uma linha de agulhas que não causasse traumas na pele e também foi o pioneiro em usar material hospitalar para esterilização de seu material de trabalho. Com o passar dos anos a sua fama crescia pela precisão, qualidade e traços modernos para a época, e como todo bom artista também começou a ser plagiado e então assim começou a estampar em seus desenhos e flashs sua assinatura "The Original Sailor Jerry". Mais tarde em 1973, ele veio a falecer vítima de um ataque cardíaco, mas nunca em toda sua vítima deixou a paixão pelo mar, sua trajetória de marinheiro e seu patriotismo que o inspirava em seus desenhos. Antes de sua morte, conduzia como capitão três escunas que levavam turistas pelas ilhas havaianas.

 Don Ed Hardy e Mike Malone dois dos maiores artistas americanos, são os herdeiros do legado de Sailor Jerry e os royalties de seus flashs. Em 1999, os dois  abriram a empresa Sailor Jerry Ltd, que cria diversos produtos customizados para o mundo da tatuagem como itens de studio de tatuagem, chaveiros, garrafa de rum (bebida muito consumida por marinheiros da época), roupas, acessórios e etc. Em 2008 foi lançado um documentário sobre a vida do tatuador, o Hori Smoku Sailor Jerry. E até hoje cultivam um lugar onde abre espaço para shows de bandas  de rock independente, e tudo por lá é com o bom e velho estilo de Sailor Jerry e seus desenhos.

Na atualidade os desenhos dele estampa a pele de quem faz  parte da cultura vintage/retrô como pin up e rockabilly, também é claro quem adora um estilo náutico. Seus desenhos são considerados tradicionais e com cores primárias, o Old School. E arrasta uma legião de fãs até hoje, assim como eu.

Fotos: Reprodução.

7 comentários :

  1. Gostei do post! Sailor Jerry é simplesmente incrível né?

    brazilianvogue.com.br
    Instagram/Twitter: @ferbiajoti

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela visita!
    Hoje começa a semana de resenhas lá no blog!
    Beijos e boa semana ♥

    ResponderExcluir
  3. Gostei bastante dessa postagem principalmente porque não é muito comum encontrar por aqui... e gostei também porque eu adoro tatuagem. Minha primeira foi uma old school e eu devo muito a esse cara aí, mesmo que ele nem saiba hahahahaha

    La Diabolique - Fan Page - SORTEIO Varsity Jacket

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, é bem difícil blogs falando sobre tatuagem, ma por aqui tem a tag arte no corpo, e você está convidada para acompanhar. E sim, eu também agradeço muito a esse cara aí haha, todas as minhas tatuagens são Old School.

      Grande beijo Sammy e volte sempre.

      Excluir
  4. Não o conhecia, gostei de saber a origem da old school.

    http://vaidosaassumiada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Muito show! Eu adoro muito o estilo old school e claro, adorei saber mais sobre o criador :D
    Beijo no bolso!
    Tô Barata, mas tô na moda! | Facebook | Twitter

    ResponderExcluir