Nascida em Londres em 14 de setembro de 1983, Amy Jade Winehouse ficou conhecida por sua voz contralto inconfundível que liderava músicas no estilo soul, jazz e ReB. Ingressou na carreira musical ainda na adolescência apresentando-se em pequenos clubes de jazz em Londres. A sua primeira aparição no cenário musical britânico foi com apenas 20 anos em 2003, com o seu álbum de estreia, Frank. O disco foi bem recebido mas inicialmente não obteve sucesso comercial apesar de ter produzido quatro singles, todos sem êxito. E apenas em 2006, com o lançamento do seu segundo álbum de estúdio, Back to Black que Amy ganhou  reconhecimento, logo em seguida reconhecimento mundial devido a sua influência retrô tanto no estilo, tatuagens e música.

Amy tinha como referência  musical cantores de soul e jazz das décadas de 1940 e 1960, como Ella Fitzgerald e Sarah Vaughan, também alguns artistas de música gospel, como Mahalia Jackson e Aretha Franklin. Artistas como Dinah Washington, Billie Holiday e Frank Sinatra também exerceram certa influência nas composições e estilo de música dela.

Apesar de todo o sucesso que renderam 6 prêmios Grammy  até sua morte, ela admitiu em diversas entrevistas ter problemas com automutilação, transtorno bipolar, distúrbios alimentares e anorexia. Devido ao assédio dos paparazzi e por ser tímida, se isolada ainda mais. Em 2005, iniciou o seu então conturbado relacionamento com o assistente de vídeo Blake Fielder-Civil (a quem tinha o nome tatuado no peito), pouco depois veio o término, como o amava, Amy passou a abusar de bebida alcoólica, uso de drogas e consequentemente, depressão e perda de peso. Chegou a se relacionar com um cantor nesse tempo mas reatou com Blake no ano de 2007 que resultou em casamento em 18 de maio de 2007, foi uma cerimônia privada em Miami e com a desaprovação da família. Pelo relacionamento complicado e a má influência de Blake (também usuário de drogas e bebida alcoólicas), Amy por diversas vezes prejudicou sua própria carreira faltando a shows, se apresentando embriagada, desmaiando em palco pelo abuso e etc. O que chamava ainda mais atenção da mídia em torno de sua vida pessoal.

Fotos: Reprodução.

Amy Winehouse (como ficou conhecida) foi encontrada morta em sua casa em Londres, em 23 de julho de 2011. A causa da morte foi intoxicação por álcool e após o falecimento da cantora, Back to Black tornou-se o disco mais vendido do século XXI no Reino Unido. O que nos restou dela foi suas músicas - que para mim - perfeitas já que sou apaixonada por soul e jazz, confira meu TOP 5:

1º To know him is to love him


2º Black to black


3º Love is a losing game



4º Valerie (não é autoria dela, e sim uma versão de uma banda que ela gostava "The Zutons" mas prefiro a versão dela)


5º Wake Up Alone



Como grande fã que sou, Amy me deixou saudade ♥

39 comentários :

  1. que dó né tão talentosaaaaaaaa
    amava bezo
    http://guriabunitabykhen.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Essa mulher ta fazendo tanta falta. Talentosa, uma voz maravilhosa...
    Pena que a droga acabou com ela né...
    Beijos, Ju.

    Ei, Julia ! | BLOG

    Fanpage do blog

    Siga o blog no insta, acabei de faze-lo

    Ei Julia blog | INSTAGRAM

    ResponderExcluir
  3. Já?! Nossa, como passou rápido... Adoro o estilo musical da Amy, é realmente uma pena saber que não a temos mais! :/

    Beijos, Deni
    vivendosemprada.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oii
    Poxa ela era dez anos mais velha que eu.
    É triste que artistas tão talentosos muitas vezes acabem indo pra caminhos ruins..
    Mas ela tinha uma voz memorável!

    Beijos

    O Outro Lado da Raposa

    ResponderExcluir
  5. Amo 'Back to black"!

    Realmente, foi uma pena o que aconteceu com a Amy, tão jovem e talentosa... :/


    Beijão!

    Piece of My Heart

    ResponderExcluir
  6. Linda, adoro as músicas dele, mesmo não sendo uma grande fã
    bjs

    http://1forall.com.br
    http://facebook.com.br/one1forall
    @liananuns

    ResponderExcluir
  7. Olá Nicole como vai?
    Amy era uma verdadeira artista, voz potente, estilo marcante.
    Deixou um grande vazio na boa música, assim como John Lennon, Jimy Hendrix, Janis Joplin e muitos outros, parabéns pela linda homenagem!

    ResponderExcluir
  8. nem acredito que ja passou 3 anos,ela cantava tao bem e tinha tanto talento foi uma grande pena o que aconteceu ..
    http://thelittlefashionistafx.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Ela se foi cedo e é uma pena uma garota com tanto sucesso
    e beleza acabar desta forma,saudades :(
    Beijos
    http://pinagirlscris.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Amy diva pra sempre!
    voz maravilhosa que vamos ouvir sempre

    bjs

    ResponderExcluir
  11. Gosto demais das músicas e sempre achei uma pena a auto destruição de Amy. Belo post. Beijocas
    http://divaspinup.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Ela era tão diva :c
    Poderia visitar? http://keepcalm-andbehappy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Cara, não gosto nem de lembrar da morte dela, porque ela veio no Brasil no mesmo ano e eu falei com meu pai "ela vai morrer esse ano ainda, deixa eu ir, pelo amor de Deus". E ele disse "não, ela vai se recuperar". hahahhahahaahah triste, né? Pelo menos meu pai nunca mais recusou minha ida a show nenhum. Mas foi em cima da Amy :(
    Enfim, foi uma das noticias mais tristes que já recebi, mesmo sabendo que ela poderia vir a qualquer momento. :/

    Um beijo,
    Isabella
    The Urban Trends

    ResponderExcluir
  14. Putz, nem me fala :/ Ela fez show aqui em Floripa e eu não fui, cara :~ Perdi a chance!


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
  15. Foi uma pena o falecimento dela, perdemos uma cantora de qualidade musical inigualável, infelizmente.

    Beijinhos,
    Gabi do www.chaecorujas.com.br

    ResponderExcluir
  16. era muito talentosa, uma pena ter morrido tao nova...bjs
    www.blogpinkmakeup.com

    ResponderExcluir
  17. Para tudo, como assim um blog super vintage e eu não conhecia ele?
    Fala séria, você devia ter aparecido na minha vida antes, adoreeeei seu blog, babaadooo!

    Bom agora falando sobre o post, eu nem sou tão chegada na Amy, em questão musical, mas admiro ela pelo estilo ;)

    www.raposalaranja.com.br

    ResponderExcluir
  18. OI....
    Que trajetória , não é?? Uma bela voz e um vazio enorme musical. Foi-se a estrela , ficou o mito!!!!
    bjos,
    Sheyla.

    ResponderExcluir
  19. Sinto tanta falta dela. Só de pensar já fico meio borocoxô! Fiz um trabalho na faculdade e me vestiram de Amy, acho que foi a melhor homenagem que fiz na vida. E, ah, "Wake Up Alone" é minha música favorita! <3

    Beijinhos,
    Thais.
    www.cadernoderisos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Nossa já? Pena, uma das minhas cantoras favoritas. Back To Black é "O" álbum <3 Bom fim de semana flor <3 xxx

    vintagepri.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Lembro que quando soube da notícia não acreditei :/ Realmente foi uma perda e tanto.
    Beijão,

    Coisa da Lud

    ResponderExcluir
  22. nossa, parece que foi ontem! lembro que uma das minhas melhores amigas ainda conseguiu ver o show dela aqui no brasil antes da morte... uma pena...amo as muscicas

    www.tofucolorido.blogspot.com
    insta:liviaalli

    ResponderExcluir
  23. Me lembro como fosse ontem, eu escutando Amy Winehouse, imitando o penteado e cantando pela casa <3
    Sinto tanta falta...


    Blog: Like The Moon
    Página no Facebook

    ResponderExcluir
  24. Nossa, já tem muito tempo!
    Faz muita falta.

    http://www.laizfonseca.com/

    ResponderExcluir
  25. Linda e talentosa! Adoro o som dela..... era perfeito.
    Na minha opinião uma das maiores cantoras de jazz de todos os tempos, junto com Billie Holiday, Peggy Lee e Ella Fitzgerald.
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  26. Estava lembrando outro dia quando fiz 22 anos e deixei tocar no meu aniversário inteiro o CD dela... foi um dia muito especial. Continuo muito fa~!

    Um beijo,
    Re

    ResponderExcluir
  27. Gosto muito deste estilo de música e a Amy foi impecável; a voz dela foi e será lembrada.

    ResponderExcluir
  28. Amy faz muita falta!! Era uma das melhores cantoras de jazz de todos os tempos!!
    xoxo

    incidentefashion.blogspot.com

    ResponderExcluir
  29. Caramba! 3 anos!? Muito rápido...

    Nossa, eu nunca fui fã dela não, mas com certeza foi uma grande perda para o cenário musical mundial!!!! Meu namorado era mega fã...
    E é muito triste saber que uma pessoa tão talentosa se acaba por causa de drogas... álcool... :(

    Adorei seu post, super completinho... e as fotos são lindas.

    Beijokas!
    Carol Rivera

    Tem post novo lá no blog, se puder dar uma passada:
    Meu niver de 27 anos – partes 1, 2 e 3

    ResponderExcluir
  30. Uma ótima cantora, famosa, se deixou levar pelas drogas. Não só ela, mas qualquer pessoa que que entrar no mundo das drogas, infelizmente terá o mesmo fim.

    Beijos
    www.heyealaysa.com

    ResponderExcluir
  31. Amava a Amy. Realmente foi uma perda enorme para a música.
    Aproveitando que você já visitou o blog, convido para responder a nossa nova pesquisa de público e ajudar nas melhorias do blog. Conto com sua participação.
    Big Beijos

    ResponderExcluir
  32. Sempre gostei muito das músicas dela, sou uma grande fã e lamento muito pelo final tão triste que ela teve, mas o mais importante que é a sua música, continua viva para mim. Amo escutar a maioria das músicas dela, mas as minhas favoritas são Girl from Ipanema e Will Still Love me Tomorrow ♥
    beijos

    http://semtempestade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  33. Nunca fui muito fã da Amy, mas entendo a perda que todos os fãs tiveram porque ela, apesar de tudo, era uma grande artista...
    http://www.algumasprimaveras.com.br/

    ResponderExcluir
  34. Nossa, 3 anos ja ?! como o tempo passaa rapido ne?

    Beeijos, ♥

    http://www.paaradateen.com
    http://www.facebook.com/PAARADATEEN
    INSTAGRAM: @luannaandrade_

    ResponderExcluir
  35. 3 anos .... serioooo ! Nossa passou rapido !! Meu deus !!! Achei que era ontem <<<<>>>>>
    Ela canta demais , eu não era super fã mais gostava das musicas dela
    b-maluco.tk

    ResponderExcluir
  36. Não era fã, mas imagino a dor de quem perde um ídolo :-( o ultimo show dela ainda foi aqui na minha cidade.. Muita pena.
    Beijos, www.tipsbykeh.com

    ResponderExcluir
  37. foi realmente uma pena tanto talento que essa moça tinha,eu gosto das musicas dela....=)beijokas
    http://www.estilopropriobysir.com

    ResponderExcluir
  38. amo back to black. uma perca muito grande para a musica.....
    beijinhos, flor!
    ofabulosomundodemarcellilessa.blogspot.com

    ResponderExcluir