Nos anos 40/50 a meia-calça surgiu fortemente nas atrizes de filmes e teatros, porém no início da década de 40 na época de guerra, as indústrias se voltaram para a fabricação de armamento e vestimenta para os militares, alguns produtos do dia a dia das mulheres como roupas, perderam mão de obra e assim ficaram mais difíceis de encontrar, sendo assim nesse período, as mulheres faziam o risco da costura da meia-calça com lápis, o mesmo usado na maquiagem para olhos. Pois na época a meia-calça era produzida com uma peculiar risca atrás e feita com naylon/fibra, aquilo na verdade era uma costura pois não havia ainda todo um aparato para fabricações das mesmas. Um erro que jamais poderia ser cometido na época era a costura da meia torta ou o risco feito com lápis de olho feito torto, o que era considerado um erro na moda ou algo nada legal, pois nessas épocas era priorizado roupas bem feitas, sendo considerado elegante.


A atriz e dançarina Ann Miller(primeira foto) contribuiu bastante para que a meia ficasse ainda mais popular com filmes como: Daddy Long Legs. Mas muitos outros grandes nomes da época já foram clicadas com a meia-calça.


Outra curiosidade da época é que as meias eram feitas com uma espécie de reforço no calcanhar, visando o conforto das mulheres que usavam salto alto, pois naquela época era comum o uso do salto muita das vezes, o dia todo. Existiam muitos formatos, mas o mais popular era o cubano (o primeiro da foto).

E especificamente em 1953, Allen Gran, de Glen Raven Knitting Mills desenvolveu a Panti-Legs, tornando-as ainda mais popular. Então Sr. Ernest G. Rive inventou seu próprio design e em 1956 patenteou a ideia. O design foi adotado por outros, causando disputas nos EUA. E em 1960, começou a ser produzida com elastano, deixando-a mais confortável.


Atualmente, as meias com costura não são mais em alto relevo(não são mais costura) e sim apenas uma risca com tom mais escuro da meia-calça para fazer uma releitura do modelo, hoje é um item muito usado por quem aprecia o estilo vintage/retrô, pois nos deixa ainda mais próximas da moda dessas décadas.

18 comentários :

  1. AMEI o post! eu tenho uma tatuagem pontilhada na perna que imita a costura dessas meia calças antigas XD

    www.tofucolorido.blogspot.com
    insta:liviaalli

    ResponderExcluir
  2. Ta aí uma peça que jamais ira faltar no meu armário, rsrs. Flor, aceita parceria? Tenha um ótimo fim de semana <3 xxx

    vintagepri.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. E falando nisso preciso URGENTE comprar uma meia calça.
    Parece que as que eu uso rasgam com muita facilidade.
    Ai só me sobram aquelas fio 40.. :(
    Mas gostei de conhecer um pouco mais sobre a história delas!
    Beijos!!

    O Outro Lado da Raposa/Facebook
    Twitter

    ResponderExcluir
  4. Adoro essas meias, sempre compro de duas, pra nunca ficar sem. Adorei o post.
    bjuxxx

    ResponderExcluir
  5. lindas demais, eu amo meia calça, sou totalmente louca por elas :3
    Blog Garota Adocicada ♡

    ResponderExcluir
  6. Acho muito bonitoooo!

    http://tudodiferentecomsamaralima.blogspot.com.br/
    Instagram - @samaralima_03

    Um beijão ♥

    ResponderExcluir
  7. Amei saber sobre as meias e como as mulheres ficam lindas com elas.
    Adorei seu blog, parabéns!!

    Bjos,
    Sheyla.

    ResponderExcluir
  8. Eu sou a louca das meias calças, hahaha, super adorei o post!
    beijão,
    delicadacomoumcacto.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Caracaaa.. adorei seu post, Nicole...
    Nunca tinha lido nada sobre isso, super interessante... bem legal!
    Parabéns.

    Conseguir ver A Culpa é das Estrelas? Gostou. Depois me conta.

    Beijokas e bom fds!

    Carol Rivera
    Tem post novo lá no blog, se puder dar uma passada:
    Elie Saab desfila sua coleção Inverno 2015 em Paris

    ResponderExcluir
  10. Amo meias calças assim,post fantástico.
    Beijos
    http://pinagirlscris.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Adorei saber um pouquinho mais sobre as meias calças, acho muito lindas e hoje tem uma variedade enorme né ;)
    beijos

    http://semtempestade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Post perfeito! Sou super fã de meia-calça! Às vezes, nos dias em que estou mais ousada, arrisco uma saída usando uma. Só não uso sempre porque minha cidade faz um calor da peste! Rsrs.

    Seguindo aqui! Seu blog é a maior fofura, adorei :)

    Beijos :*
    BLOG >> Kiss of Gloss

    ResponderExcluir
  13. Qdo eu era pequenininha minha mãe vivia colocando meia calça rosa em mim! Hahahaha!
    Não costumo usar mtoo hj em dia, mas fica linda com saia e principalmente para fazer, como vc disse, um visu vintage!!!
    Adorei conhecer a história!

    Do Bem | http://dobem8.blogspot.com.br
    Bjoos!

    ResponderExcluir
  14. Gostei muito deste post, nao sabia muito da origem da meia calça. Gosto muito das meias com a linha atrás, dá um efeito muito elegante! :)

    Isa M., Tic Tac Living

    ResponderExcluir
  15. Mulher, se tem um negócio que eu não consigo usar é meia calça, só de pensar já me dá aflição! Mas achei interessante saber mais sobre a história dela - aliás, engraçado esse negócio do la´pis de olho, fiquei me perguntando como isso funcionava rsrs

    Beijos!

    Beleza Mista

    ResponderExcluir
  16. Oi Nicole! Minha forma de parceria com blogs é igual a sua. Tenho uma página específica onde coloco os selos dos blogs parceiros e ocasionalmente faço um post indicando e divulgando blogs parceiros. Fique a vontade para usar o banner ou qualquer um dos dois selos disponibilizados lá na página de parceiros. Fico noa guardo do seu banner =)

    Tenha uma ótima semana! xxx

    vintagepri.blogspot.com

    ResponderExcluir