Como todo mundo já sabe, é totalmente diferente da atualidade, e acho que épocas passadas chama tanto atenção por conta das mulheres se vestirem tão bem mesmo na crise da II Guerra Mundial, por exemplo. Já comentei em outro post que achava que a moda está em decadência e gostei que muitas leitoras expressaram da mais diversas opiniões e até discordando de mim, e isso para mim é ótimo, pois o blog é democrático. E até entendo que os tempos mudam, tudo muda, mas como grande admiradora que sou do antigo, me pego muitas vezes me perguntando o porque não nos vestimos como antes. Foi uma evolução no mundo têxtil e no mundo da moda, que para muitos foi uma degradação. Esse assunto é muito complexo, mas de uma coisa eu sei, a moda de hoje é buscar referências no vintage, seja qualquer peça de roupa atual que veja nas vitrines, há sempre algo ali que teve inspirações nas décadas passadas.

A priori, a década de 40 foi marcada como dito acima pela II Guerra Mundial(1939-1945), influenciando assim nas roupas. Parece coisas distintas, mas houve grande influência na moda justamente pelas crises econômicas e sociais. As mulheres da época deram adeus aos seus parceiros que foram para a guerra e tudo ficou por conta delas, assim como cuidar da casa e das indústrias. Contudo, foi necessário roupas mais práticas e a maioria delas foram inspiradas nos militares, com seus abotoamento(as vezes duplo), ombreiras, silhueta, cintos. Alguns até com muitos bolsos para servirem de apoio aos afazeres domésticos. Lembrando que eram utilizados tecidos baratos e leves e com cores simples e até reciclados de algum item de casa, por conta do  grande período de racionamento de tecidos. O toque de ''glamour'' e feminilidade da época ficava por conta dos acessórios.

Com o final da década de 40, os vestidos e roupas foram ficando ainda mais acinturados muitos com o intuito de mostrar suas curvas e cuidar mais da aparência, na medida que os soldados iam voltando da guerra. Saias plissadas ou de pregas marcando bem a cintura, com o comprimento um pouco mais abaixo, mas sempre com uma influência bem característica da época que era o militarismo. Os vestidos foram ganhando decotes e mais feminilidade com a vinda da década de 50, que foi marcada pelo glamour.

Fotos: Reprodução



13 comentários :

  1. Olá Nicole, eu também tenho a mesma opinião que você, quanto a moda atual, pra mim ela esta decadência mesmo, acho que por isso estou sempre garimpando brechós com peças únicas vintage, sou apaixonada por moda da década de 40, adorei a postagem. bjuxxx

    ResponderExcluir
  2. uma época linda! elegante, rica... belle epoque!
    belas fotos
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jessica, não consigo mais retribuir suas visitar, seu blog está dando erro,poxa.

      Um beijo.

      Excluir
  3. Adorei as fotos, as mulheres andavam muito elegantes! :)

    Beijão!

    Piece of My Heart

    ResponderExcluir
  4. Antigamente era tudo muito mais elegante né?
    Como diz a minha mãe, o povo de hoje em dia não sabe como se vestir de verdade, rs
    http://www.annacaarol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Sou apaixonada pelos anos 40/50 e concordo com vc, a moda está em decadência e além disso as mulheres perderam a vaidade, saem de casa com a primeira roupa que veem pela frente.

    http://ohamiga.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Essa estética é perfeita. Hoje em dia é tão difícil encontrar uma saia ou calça com o coz "normal". A verdade é que as roupas de cintura baixa que marcam e apertam deformam ocorpo. Queria que essa moda votasse <3 beijos! xxx

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Pri, e pra ser sincera eu não compro calça jeans ou shorts em lojas comuns. Eu mando minha costureira fazer ou quando tenho tempo eu mesma faço, calça, short. Tenho poucas peças cintura alta de lojas comuns, a grande maioria de brechó. E como já disse em outro post, calça cintura baixa deforma, se todas tivessem consciência disso haha

      Grande beijo.

      Excluir
  7. ai que post incrivel!!! amei demais as fotos essa silhueta com saia lápis é linda, chic

    www.tofucolorido.blogspot.com
    insta: liviaalli

    ResponderExcluir
  8. Boa Tarde tudo bem?
    Amei seu post e concordo plenamente com você. Eu sou fascinada pela moda dos anos 40.
    Convido você e suas queridas leitoras a visitar o Mix da Cris Retrô sempre com novidades no universo pin up, retrô e vintage
    Super beijo da Cris.
    http://www.mixdacrisretro.com

    ResponderExcluir
  9. Amei os post.
    Eu amo a moda dos anos 40, as mulheres tinham tanta classe. *-*
    Fora que as roupas tinha a cintura ideal, não eram como as cinturas baixissimas de hoje que deixam nossos quadris horríveis. :/
    Beijos.
    infinitafeminice.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. É tanta perfeição né *-* Mulheres linda, divas, maravilosassss ...
    Beijos;*
    http://eeijulia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Adoro todos os teus posts, este então é uma maravilha :) Fotografias lindíssimas! <3

    Beijinho*

    ResponderExcluir