Não é novidade para ninguém que sou viciada em livros, e não só de moda. Tenho lá, os assuntos que mais me interessam seja, filosofia, poema, história da arte, mitologia greco-romana, e leio muito sobre magia, pois sou pagã; e claro, sobre moda. Então, ler é algo muito prazeroso para mim, acompanhado de um bom café, fica melhor ainda (risos). 

Há algum tempo não se via muitos livros aqui no Brasil relacionados a moda vintage. E de uns anos para cá é possível encontrar com facilidade livros do tipo por aqui. Uma coleção que mais me chamou atenção, foi a coleção "50 ícones que inspiraram a moda..." de Paula Reed (ex editora de moda da Harvey Nichols), sua coleção foi trazida ao Brasil graças a PubliFolha. Não só pela ideia genial da autora de relacionar em seu livro os ícones mais importantes de cada época, mas também pela beleza e qualidade do mesmo. 

A capa é encantadora, bem como a qualidade. São livros que chamam atenção se colocado em sua estante, são verdadeiras obras de arte. A autora, é britânica e a coleção faz parte de um projeto do Design Museum de Londres em 2012. O interessante é que Paule Reed lista não só modelos, mas também artistas, atores e cineastras que marcaram a época. Chama atenção também para a modelagem e caimento das roupas, como também cortes de cabelo, maquiagem que influenciava cada época. E que sejamos sinceros, influencia até hoje. 

A princípio foram publicados 3 livros, 50 ícones que inspiraram a moda 1950, 1960, 1970. E quem foi que disse que acabria por aí? Atualmente foram publicados referências da década de 1980 e 1990. Eu que garanti os meus até a década de 1970, já estou a caça dos outros para completar minha coleção. Confiram a fofura que é essa coleção:

Fotos: Reprodução.

2 comentários :